9 Dicas sobre Precificação Dinâmica para Hotéis
Administrar um hotel é um trabalho duro! 💪🏼
Precificação fica sempre para segundo plano e foco é a experiência do hóspede. Infelizmente, as pessoas que dedicam quase toda a energia para os hóspedes podem estar perdendo muitas oportunidades de lucro.
Já ajudamos centenas de hotéis a maximizar e otimizar suas tarifas, de forma a obter o máximo potencial dos seus hotéis. E sem perder o foco na experiência do hóspede!
Abaixo estão alguns dos nossos aprendizados, onde identificamos oportunidades para os hoteleiros. A grande maioria falhou em todos os pontos.
Identificamos 9 oportunidades desperdiçadas:
- Ter um tarifário fixo para o ano todo; (Ou apenas 2 tarifas: De alta e baixa temporadas)
Mesmo que o mundo já esteja bastante avançado, praticar preços fixos ainda é um costume comum entre os hoteleiros. Não ter estratégia é sempre mais simples. Por exemplo, ter apenas um ou dois tipos de tarifa e distribuí-las por todos os canais de venda é muito mais fácil e toma muito menos tempo do que ter vários planos tarifários. Isso é uma verdade absoluta entre hoteleiros que relutam em investir em tecnologia e sistemas de preços dinâmicos. Hoje já existe muita oportunidade de melhoria de preços de acordo com a demanda, na medida em que o seu hotel está ficando lotado ou vazio.
- Preços muito baixos
A maioria dos hotéis teria um faturamento maior se cobrasse em média preços um pouco mais altos. Isto foi provado em uma pesquisa. E com a nossa experiência, podemos comprovar que hotéis pequenos estão mais aptos do que os grandes a desfrutarem disso.
Há algumas razões por que eles não cobram mais caro. É uma combinação de fatores, entre eles o medo de ficar com quartos vazios, não querer que as suas notas e comentários reduzam, ou simplesmente por que os clientes frequentes estão acostumados ao preço.
Geralmente eles não prestam atenção em claros sinais que indicam que os preços estão baixos, sinais como encher muito rápido para uma data específica, não estar atento aos eventos locais do destino e ou a nota de custo-benefício nas OTA’s. Ignorando esses indicadores, os hoteleiros em geral não percebem o valor das suas marcas e perdem a oportunidade de aumentar o faturamento.
- Não oferecer preços diferentes para Dias de semana e Fins de semana
Para a maioria dos hotéis, a Segunda-feira é um dia pior do que a Quarta-feira. Para muitos hotéis de lazer, o Sábado é mais procurado que a Sexta-feira, mas geralmente têm o mesmo preço.
Cobrar o mesmo valor em todos os dias da semana mostra que você não está aproveitando a diferença na demanda dos diferentes dias. Qualquer hotel que tenha preços mais baixos que o seu na Segunda-feira, terá mais clientes na Segunda-feira. Quando algum outro hotel cobra um preço mais alto na Quarta-feira, ele terá mais faturamento do que o seu, pois sabe que venderá a reserva de todas as formas. Os hoteleiros deveriam prestar mais atenção nos seus ciclos de demanda de mercado.
- Não responder à demanda no tempo certo
Precificação não é algo que podemos configurar e esquecer. A demanda por hotéis é flutuante, muda o tempo todo e a resposta a esse fator deveria ser dinâmica também. Infelizmente, sem uma ferramenta que faça esse trabalho por você, é complicado triunfar. Por exemplo, o Steve gasta de meia hora a uma hora por dia em precificação no seu hotel. Mesmo assim, ele não consegue ver todas as mudanças de preços necessárias que deveria fazer.
Se você não é capaz de antecipar e prever períodos com alta demanda de reservas, sem dúvida estará perdendo faturamento. Ou seja, se você está tendo muitas reservas muito cedo, deveria aumentar os preços.
Por outro lado, geralmente os hoteleiros demoram em reduzir os preços na hora certa e acabam por reduzir muito na última hora. Em muitos casos, a redução do preço vai muito além do que eles gostariam de ter que ir.
Portanto, ter uma ferramenta de preços dinâmicos como a nossa pode realmente ajudar a resolver a questão mais relevante de um negócio: o preço do seu produto de venda.
- Perder oportunidades de eventos importantes
Shows, eventos esportivos, festivais, feiras, exposições e feriados escolares. Todos esses acontecimentos influenciam na sua demanda e, em consequência, nos seus preços. Porém, muitos hoteleiros não prestam a devida atenção nesses fatores e quando percebem já é tarde demais, isto é, se percebem.
Quantas vezes você já vendeu os seus quartos muito tempo antes, por um preço mais baixo, simplesmente por que não prestou atenção no calendário do seu destino e perdeu algum evento? Você precisa estar antenado aos acontecimentos na sua região e antecipar-se à demanda, pois tudo muda muito rápido e você chegará atrasado na maioria das vezes. Uma vez mais, um Sistema de Preços Dinâmicos pode te ajudar muito.
- Tipos de quartos sem sazonalidade
Agora, este tópico é um pouco mais avançado em termos de precificação dinâmica (ou deveríamos dizer estratégia de preços) e requer um conhecimento um pouco mais aprofundado de demanda, sobre diferentes tipos de quartos. Por exemplo, em hotéis urbanos de grandes centros, quartos individuais tendem a ser mais procurados durante os dias da semana, porém menos buscados nos fins de semana. Isto é devido a existir mais pessoas que viajam a negócios e buscam quartos individuais no meio da semana, bem como casais e famílias nos finais de semana. Isto é, a diferença de preços entre os quartos individuais deveria ser menor nos dias de semana, do que nos fins de semana. Semelhantes a isso, suites e quartos familiares são mais buscados em feriados escolares, ou seja, a diferença de preços comparada aos demais quartos deveria ser mais alta. Com uma ferramenta esses ajustes são muito simples e ainda por cima você pode deixá-los para nós. Vamos otimizar todas as possíveis oportunidades, obtendo mais faturamento em todas as datas do ano.
- Diferença muito pequena entre preços mínimos e máximos
Ao não ter uma razoável entre os seus preços mínimos e máximos, o seu hotel perde muito do potencial de venda. Ao cobrar R$100.00 em um quarto na baixa temporada e R$120.00 na alta temporada, você está deixando a desejar na captação de clientes e deixando de vender a um preço mais alto, quando eles já estão esperando pagar mais. Os clientes sempre esperam pagar mais na alta temporada e o medo de cobrar muito caro é o inimigo de muitos hotéis.
- Não usar restrições de Mínimo de diárias
Outra estratégia um pouco mais avançada que os hotéis podem adotar é a restrição na duração de estadias. Dizemos ‘mais avançada’, pois é necessário configurá-las corretamente. Mínimo de duração de estadia deveria ser usado quando você não quer que o seu preço seja muito alto, com medo de perder clientes, mas ao mesmo tempo você sabe que há muita demanda.
Vamos dizer que normalmente você cobra R$100.00 por um quarto, mas a ferramenta diz que você pode cobrar R$300.00 e mesmo assim lotar, o que você faria? Uma opção seria cobrar os R$300.00, porém outra opção seria você cobrar R$200,00 e estabelecer uma restrição mínima de 3 noites. Desta forma, você potencia o aumento de receita em outras noites próximas sem que seus clientes sintam preços abusivos.
- Não entender a real importância dos Preços Dinâmicos
Às vezes ainda nos deparamos com hoteleiros que relutam em ver o valor dos preços dinâmicos. Eles dizem que isso não é para o hotel deles, pois as coisas sempre foram feitas dessa maneira e funcionaram.
O problema é que a realidade do mercado da indústria hoteleira é muito dinâmica e o ambiente está em constante mudança. Enquanto antes as pessoas confirmavam uma reserva em um hotel pelo telefone, agora eles comparam o seu hotel com outros 100 antes de reservar. Se você não estiver atualizado, verá que está perdendo reservas para hotéis que usam precificação dinâmica para aumentar o faturamento e são capazes assim de bater o seu preço. Muitos hotéis novos abriram nos últimos anos, o Airbnb está fazendo com que muitos estabelecimentos de hospedagem se tornem “hotéis”, e cada vez mais hotéis independentes estão sendo absorvidos ou comprados por grandes redes hoteleiras; todos esses desenvolvimentos aumentam ainda mais a concorrência. Continuar no páreo significa estar mais dinâmico que nunca.
Conclusão
Precificar os quartos do seu hotel de maneira correta é provavelmente o fator mais relevante do seu negócio. Há muitas pequenas coisas que podem ser feitas para aumentar o faturamento significativamente, como mostramos. Mas, imagine agora por um segundo, combinar todos esses fatores e dados e montar uma única estratégia de sucesso.
Sabemos o quanto é difícil executar todas essas estratégias manualmente, mas a AgeMH pode fazer isso tudo por você, ao mesmo tempo, e com o preço que valoriza fortemente a marca até mesmo de um hotel pequeno.
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