
Distribuição Hoteleira (Yield Management / Revenue Management)
Software de Gestão Hoteleira, Motor de Reservas, Gerenciador de Canais, Sistema de Gestão de Reservas, Paridade de Preços… já está perdido(a)? Já ficou louco(a)?
Pois é, como dizíamos no artigo anterior, o maior desafio é vender o melhor quarto, pela melhor tarifa, para o melhor cliente, na melhor hora, através do melhor canal, basicamente.
O Marketing 360º proporciona a possibilidade de rastrear cada simples venda, pergunta, interesse e até mesmo desinteresse no processo de compra de um cliente.
E junto com o Marketing uma variedade avassaladora de opções para refinar o seu trabalho também surgem. Todos os tipos de ferramentas para as mais variadas demandas identificadas nas relações entre clientes, empresas e intermediários (B2B, B2C, B2B2C, etc)
As ferramentas online hoje dão a possibilidade de você poder ser tão minucioso quanto o tempo que você tem disponível para alimentar o seu perfeccionismo.
Quando comentamos que fazer Marketing não é mais apenas usar de truques e mensagens subliminares para pegar consumidores desatentos, estamos falando sério.
É claro que há maneiras automatizadas de processar toda essa informação e guiar-se por relatórios, insights e sobretudo, dados. Além do mais, as soluções oferecidas e disponíveis quase sempre estarão adaptadas à sua realidade e ao seu leque de necessidades.
Administrar o Departamento Comercial de um hotel pode ser uma tarefa desafiadora, de acordo com o número de quartos, com a política da Diretoria e do conhecimento do proprietário sobre o funcionamento do setor. Tudo é uma questão de conhecer muito bem a operação da própria empresa, para saber em que tipo de estratégia apostar.
Dentre várias definições, a que mais gostamos sobre essa Gigante de todas as expressões, é algo assim:
Yield Management diz respeito ao gerenciamento do que é conhecido como Produção no setor comercial de uma empresa. É o gerenciamento da demanda produzida pelo Departamento Comercial, da maneira mais otimizada possível.
Enquanto o Revenue Management, apesar de vendido como uma espécie de Yield Management ou “quase a mesma coisa” é o ato, a técnica em si empregada e executada para aumentar a receita, através da otimização das vendas.
Se tivéssemos que atribuir uma definição mais concreta, em uma frase, diríamos que:
Enquanto o Revenue Management está focado em vender o melhor produto pelo melhor preço, o Yield Management engloba algo mais, como saber onde está o melhor cliente, como saber a melhor hora de vender e em que canal de venda é possível reunir esses 3 aspectos.
Foi-se o tempo em que a palavra Overbooking fazia ativar um alarme. 🚨
O termo Distribuição é usado, pois mostra a maneira com a qual você, enquanto hoteleiro, pode e consegue disponibilizar online toda a prateleira de produtos do seu hotel e a melhor maneira de poder gerenciá-la. Afinal, você tem um inventário e como todo e qualquer outro produto, é limitado a uma quantidade X.
Através de sistemas conectados uns aos outros, integrações, automatizações e códigos, as plataformas conversam e afunilam um conglomerado de ações que seria humanamente impossível de executá-las.
Como você faria para poder vender um Quarto Duplo por um preço sempre 10% menor que o do seu grupo de concorrentes, porém, apenas quando a sua ocupação for menor que 50%? Como fazer para aumentar o preço do Quarto Triplo apenas em um dos canais de venda específico? Quero oferecer o valor que pago de comissão às páginas para os clientes que comprarem no meu Site próprio.
Dúvidas, perguntas e afirmações como estas devem estar sempre presentes no dia-a-dia de quem cuida da venda de reservas no seu hotel. Além de sempre buscar sempre novas frentes de aumento de produção e testá-las, para saber o melhor Custo de Aquisição de Ciente.
Você sabia que é possível saber quanto custou exatamente para você captar, atrair e converter cada reserva.
Você apenas precisa ter os números do seu hotel organizados, bem como os gastos e investimentos, para poder chegar a essa conclusão e logo, saber onde é que se está gastando muito esforço e tendo pouco resultado, bem como o contrário.
Um planejamento bem feito para o Departamento Comercial de um Hotel pode gerar uma melhora ASSUSTADORA nos resultados.
A melhor maneira de ganhar mais gastando menos é monitorar quanto se está gastando para gerar o que se ganha.
Pense fora da caixa, arrisque, faça planos! Uma estratégia bem criada e executada pode durar por muito tempo, gerando resultados positivos.
Você sabe se o seu inventário está distribuído de forma que todos os seus potenciais clientes possam ter acesso a ele?