Branding / Identidade Visual
A boa publicidade de um mal negócio acelera a sua morte!
É! Já sabemos que “fazer Marketing” hoje em dia já não é algo simples. Não é apenas ter um Site e querer colocá-lo na primeira página do Google. É preciso saber como fazer. Até por que, para estar na primeira página é preciso muito trabalho.
Digamos que o seu hotel já tem uma certa presença online, você tem um bom produto, mas o resultado ainda está abaixo da média do mercado e você tem o feeling de que seus concorrentes estão sempre na sua frente. Qual o problema!?
Definitivamente! Não oriente-se por feeling... Oriente-se por dados, informações sólidas, medidas.
Pode ser que você não esteja se comunicando da melhor maneira com o seu público alvo, seu cliente potencial. Já dizia Henry Ford: “…Se eu tivesse um único dólar, investiria em publicidade…“

Já que o advento da evolução do Marketing nos dá a possibilidade de vender o melhor produto, pelo melhor preço, para o melhor cliente, na melhor hora, da melhor maneira, evitamos assim desperdício de dinheiro em publicidade. Afinal, não é muito inteligente fazer promoção de carne para vegetarianos, não é?!
Explore o que o seu hotel tem de melhor e saiba como comunicar-se com a audiência online. Procure saber qual é o tipo de comunicação que o seu cliente potencial mais gosta de receber. Estude cada cliente e pergunte o que ele mais gostou do seu hotel, na hora de confirmar a reserva.
As decisões são motivadas por detalhes que não imaginamos, mas funcionam. Usuários que estão navegando nos seus computadores, tablets ou celulares para procurar um hotel serão atraídos ao se depararem com uma boa imagem da sua empresa.
Há inúmeras maneiras de ter uma identidade visual agradável e sobretudo, vendável. Você precisa estar sempre atento e antenado ao que está acontecendo no seu mercado.
Tenha uma logomarca que venda o seu produto, use cores que ilustram o sentimento de quem está tendo contato com a sua marca. Encontre uma forma de comunicação que engaje o seu cliente potencial. Você é um hotel clássico e formal? Ou é um hostel moderno, jovem e dinâmico? Escreva de acordo com o estilo do seu hotel.

Qual a razão de ter o bolo de chocolate mais gostoso de todos os hotéis do seu destino, elogiado pelos clientes, mas quem está buscando hospedagem não acha uma foto do seu café da manhã? Aquele espaço kids bem equipado, super legal e perfeito para famílias com filhos pequenos não têm fotos boas e não dá a sensação de segurança para os pais, na hora de reservar?
Faça um exercício que te ajudará bastante: Vai viajar! Pegue o dispositivo que mais te agrada para navegar pela internet e reserve um hotel. Absolutamente todos os sentimentos, dúvidas, certezas, surpresas e frustrações que você teve nesse processo são os mesmos que os seus clientes potenciais têm, quando reservam o seu hotel.
E aí, como está a sua marca, online?! Como você está se comunicando com seu público?
Você sabe como se comporta o seu público alvo? Sabe quem é o seu público alvo? Sabe se a maioria são casais? Casais com filhos pequenos? Ou grupos de amigos? Quem sabe, a maioria é sempre família com filhos adolescentes?
Conheça seu cliente!
Como você quer vender um determinado produto sem saber para quem está vendendo? Se você não sabe quem vai comprar, como vai saber qual o tipo de comunicação usar?

Digamos que se quisermos preparar um anúncio de uma promoção de verão qualquer para um Resort em uma fazenda no meio da natureza, onde o que impera é a tranquilidade, a paz, o silêncio e o bom atendimento, com certeza não vamos anunciá-lo para adolescentes de 16 a 18 anos que estão prestes a irem estudar e morar fora da casa dos pais.
Explore cada detalhe, cada ponto forte e cada parte do seu hotel que poderá proporcionar um momento inesquecível para os possíveis hóspedes. Tem um determinado cantinho da piscina, perto do bar que fica embaixo de uma árvore e as pessoas adoram e sempre comentam? Foto! Vídeo! Coloca no Facebook, no Instagram, use cada detalhe.
Já se foi a época em que as pessoas estavam preocupadas apenas no que elas teriam de vantagens ao comprar um produto qualquer. Elas querem mais, cada vez mais, querem levar uma lembrança, uma memória, querem levar uma história da experiência que viveram em cada lugar, principalmente quando se trata de viagem.
A primeira coisa que todo mundo gosta de fazer quando volta de uma viagem é contar para os amigos, para a família. Mostrar as fotos, relembrar os detalhes e na maioria esmagadora das vezes, não é muito difícil perceber que dentro das histórias contadas, não está a cor do azulejo, a estimativa de preço da lajota da área da piscina ou até mesmo o lustre reluzente pendurado na sala de espera da recepção.
Pessoas gostam de pessoas, de situações, de interação. Elas procuram acontecimentos, surpresas positivas e marcantes.
É muito frustrante quando vamos a algum lugar e a primeira certeza que temos é de que não vamos recomendá-lo para ninguém.

Cuidado! Antes de sair por aí divulgando, subindo e distribuindo pela internet qualquer tipo de foto, vídeo e post, informe-se. Procure saber a melhor maneira de conversar com o seu cliente, porém, você aprendeu que antes de mais nada, precisa saber quem é o seu cliente.
Algumas vezes não sabemos claramente o que nos motivou a decidir por um determinado produto, mas, a maneira pela qual você chegou até ele, sem dúvida foi planejada e pensada de maneira estratégica.
“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.”
Abraham Lincoln