Gerenciamento de Receita para Principiantes.
Aqui na AgeMH nós conversamos com muitos hoteleiros. Ainda que todos sabem a importância do Preço Dinâmico (e é por isso que conversam conosco), geralmente é um assunto confuso. Desta maneira, nós tentamos simplificar um pouco o conceito de Gerenciamento de Receita.
Uma rápida observação: Nós não testamos todos os sistemas de Preço Dinâmico do mercado. Você pode conferir no Capterra (em Inglês) que é uma excelente fonte de comparação de softwares e ler o post Os 10 Melhores Fornecedores de Sistemas de Preço Dinâmico e qual é o mais adequado ao seu Hotel. Você terá uma boa ideia de como escolher qual o sistema mais adequado para o seu hotel.
Por enquanto é apenas uma lista de softwares que acreditamos poder ajudar a Hoteleiros e Gerentes de Receita de hotéis pequenos e independentes. Não estamos fazendo publicidade e muito menos ganhando com essas recomendações (obviamente, apenas quando recomendamos a nós mesmos). Só estamos tentando ajudá-lo a aumentar o faturamento do seu Hotel.
Vamos começar pelo começo: O que é Preço Dinâmico ou Precificação Dinâmica? Basicamente é potencializar ao máximo o faturamento do seu maior ativo: Seu hotel. É o ato de encontrar diferentes maneiras de aumentar o seu faturamento, logo, o seu lucro. Você precisa encontrar a maneira de vender o quarto certo pelo preço certo, para o cliente certo e na hora certa, no canal de venda certo.
Parece mais fácil dito que feito, não é? Fique tranquilo, há uma infinidade de truques que podem facilitar o caminho. Dividido em 4 partes (Precificação, Upselling, Monitoramento e Widgets) este post te ajudará a ganhar muito, com pouco orçamento.
- Precificação
O melhor que você pode fazer em Gerenciamento de Receita é encontrar os preços certos. Você deve cobrar mais caro quando há muita demanda e cobrar menos quando há pouca demanda. Dito de outra forma, aumentar o preço quando já estiver com uma ocupação alta e diminuir quando a ocupação estiver muito baixa. A demanda de mercado é quem deve ditar os preços dos seus quartos. Não perca a oportunidade de maximizar o seu faturamento, praticando um tarifário fixo. Saiba quando cobrar um pouco a mais e quando dar um passo para trás. A diferença que isso pode fazer no seu Hotel é gigantesca!
Para hotéis pequenos isso é sempre um problema complexo e exige muito trabalho numérico, simples assim. Agora, um Sistema de Automatização de Preços Dinâmicos pode fazer todos esses cálculos para você, da melhor maneira possível. Podemos atualizar os preços dos seus quartos várias vezes ao dia, baseado na demanda do mercado local e assegurar-nos de que o seu hotel está sempre praticando o preço mais otimizado possível.
Não seríamos capazes de convencê-lo tanto quanto os nossos próprios clientes do e benefícios que o seu hotel terá. Você ainda não está convencido? Dê uma olhada em um caso de estudo recente que fizemos com 9 hotéis diferentes, onde uma média de 22% de aumento de faturamento em comparação ao ano anterior foi experimentada por eles.
Atualmente, estamos oferecendo um período gratuito de prova de 30 dias, sem nenhum tipo de taxa ou compromisso. O que você acha de conversar um pouco conosco sobre como aumentar a receita do seu Hotel?
Ok! Agora que a parte bruta do nosso sistema foi explicada, vamos começar por outras ferramentas super úteis como o Upselling.
- Upselling
Quando alguém vai viajar, há um orçamento. O Hotel é uma parte dele, assim como uma outra série de gastos. Como hoteleiro, você quer fazer com que a maior parte possível desse orçamento seja gasto com você. É aí que o Upselling entra em cena. Enviar ofertas extras aos clientes com reservas já confirmadas é uma grande sacada.
Vamos supor que você tem 2 tipos de quartos: Um duplo standard e um duplo superior. O que acontece se os standards já estão cheios? Você poderá oferecer os superiores, mas são mais caros, ou seja, pode perder vendas. Você pode oferecer o Upgrade para estes clientes, mas pode ser que tenha que fazer isso sem um ganho extra.
Você já pensou em vender um Upgrade de quarto com desconto? Você transfere as clientes dos quartos standard e ainda ganha com isso. Essa é a ideia da Upsell Guru, que permite que seus clientes busquem por upgrades de quartos nas suas datas preferidas. Você pode configurar margens de preços máximos e mínimos por esses upgrades, bem como aprovar ou rejeitar alguma oferta. O processo é totalmente automático, uma vez já configurados os critérios, portanto você não terá muito trabalho a mais. Eles cobram apenas uma pequena porcentagem sobre essa específica venda, desta forma você não precisa pagar nada além do que for gerado de venda.
Por que não tirar o máximo de oportunidade de rentabilizar os seus quartos com a ajuda da tecnologia?
- Monitoramento
Medir e monitorar a performance do seu hotel são fatores chaves para a correta previsão de quando é necessário fazer mudanças. Você pode rastrear o progresso e descobrir se o sistema que você está usando (como o RoomPriceGenie) está funcionando. Saber analisar a flutuação da sua performance e a causa disso é fundamental. Isso te proporcionará segurança para tomar decisões antecipadas e mais precisas para a venda de reservas do seu hotel.
Todos os negócios de sucesso do mundo medem suas performances e ajustam as suas estratégias de acordo com isso. O seu hotel não deve ser diferente!
Atenção – não é recomendado muito monitoramento. A constante frustração de não ver novas reservas entrando pode ser maior do que a satisfação de receber uma nova reserva. Uma análise semanal de preços deveria ser suficiente para pequenos hotéis.
Bom, já que monitoramento não é um programa que trabalha sozinho, ele é essencial para saber se o sistema que você está usando está funcionando e gerando resultados positivos, como o aumento do faturamento do seu Hotel.
- Widgets
Vender reservas diretas é uma das ações mais importantes que o seu hotel deveria fomentar no site. Quando um cliente reserva direto, você está economizando um valor alto de comissão pago às OTA’s e automaticamente aumentando o seu faturamento direto. Frequentemente os clientes buscam o hotel em uma OTA e logo vão até o site do hotel escolhido. Para que este cliente compre direto no seu site, o processo de compra deve ser claro, fácil, rápido e seguro, ou pelo menos tanto quanto o de uma OTA. A última coisa que você deseja é que o cliente saia do seu site e confirme a reserva em uma OTA.
Há vários widgets que podem ajudar o seu site a captar reservas diretas. Um deles, por exemplo, pode mostrar ao visitante do seu site todos os preços oferecidos nas diversas páginas (OTA’s) onde o seu hotel está anunciado. Isto permite que você mostre ao usuário que você está oferecendo a ele o melhor preço (no caso de isso ser real e, se não for, deveria ser). Também é útil para saber quando uma OTA em específico está prejudicando o seu hotel. Quando o usuário tem em mente que o seu site está oferecendo o melhor preço, você verá que as reservas diretas aumentarão substancialmente.
Há muitos sistemas desses, como o TripTease, por exemplo. Entretanto, nós recomendamos que você pesquise para saber o que mais se adapta ao seu site.
Conslusão
Gerenciamento de Receita e Preços Dinâmicos não precisam ser apenas números e problemas. Com algumas poucas ferramentas muito úteis, você pode otimizar e maximizar o seu faturamento imediatamente.
Se você ainda tem dúvidas, não hesite em contactar-nos através do formulário. Para mais dicas, você pode contactar-nos para uma demonstração do sistema e depois disso vamos te oferecer um período de prova completamente gratuito e sem nenhum tipo de compromisso.
Agende uma demonstração gratuita conosco.