Marketing Digital Hoteleiro
Insisto: Ainda prefiro chamar de Transformação Digital.
Como comentei no primeiro artigo sobre a Cultura da Transformação Digital dentro do seu Hotel, agora entremos um pouco mais nos detalhes, falemos diretamente de Marketing Digital Hoteleiro (ou Marketing Online Hoteleiro, Marketing Online para Hotéis, como preferir).
Como já identificamos que a primeira e maior barreira para o crescimento do seu hotel é você mesmo, então, mãos a obra: Comecemos por uma lista com os principais problemas que assolam a sua paz, diariamente e você não consegue resolver.
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Logo no começo, quando você estiver fazendo a lista, perceberá rapidamente que muitos dos itens, questões e problemas colocados nela estão conectados. Um depende do outro, tudo é pré-requisito um do outro, você lembra outros detalhes, a lista começa a ficar longa, você começa a ter dificuldade em assimilar tudo, o cérebro colapsa e… 😖 🤯 🥵 😱 😭 💥
…você acaba direcionando a sua energia para outras tarefas, menos prioritárias, menos exaustivas. (É um processo de defesa do cérebro, fugir ou evitar o que é muito difícil ou incompreensível, sempre!)
Não se assuste! Isso acontecerá sempre que tivermos algum viés de percepção a respeito de um assunto. O Marketing Online hoje em dia é algo bastante mais complexo do que você pensa, a propósito, o Marketing 360º (o pacote inteiro de serviços) é feito apenas em grandes empresas, acredite.
“…Mas, quero aparecer na primeira página do Google, como o Hotel do meu amigo. Como faço?…”
Vamos fazer um rápido comentário sobre essa pergunta:
Dados
Há inúmeras maneiras de ter exposição online e conseguir atrair mais clientes e vender reservas, antes de ter um site próprio. No Marketing Online sempre há uma saída para qualquer estágio e tipo de problema que o seu hotel enfrenta. Porém, antes de começar a agir, é preciso planejar. (Lembra do puxão de orelha do Lewis Carroll!)
Você anunciou o seu hotel no Booking e em mais quantos Sites?
Antes de achar que sair anunciando o seu hotel no maior número de Sites possíveis pode ser uma solução, você sabe tirar o melhor que o próprio Booking pode te oferecer? Sabe como vender mais reservas dentro de um Site que o seu hotel está anunciado?
Antes de querer “aumentar a ocupação”, você sabe se o problema do seu hotel é realmente ocupação baixa?
Quais são as informações que você tem sobre o destino o qual o seu hotel está localizado? Sabe a média de ocupação local? Sabe qual a demanda pelo seu destino? Que tipo de demanda, que tipos de hóspedes você recebe? Você sabe como os hóspedes acabam reservando o seu hotel? Você tem bem controlados os custos de um quarto vazio ou ocupado? Tem esse controle, de acordo com o aumento da ocupação?
Você tem um Departamento de Reservas ou você mesmo o faz? Alguém te ajuda ou pode ajudar?
Há duas maneiras de resolver os mais variados tipos de problemas: com dinheiro ou com organização. Na ausência do primeiro, não nos sobram muitas opções…
Dependendo do tamanho do seu hotel, apenas uma pessoa pode ser suficiente para estruturar um Mini-Departamento-de-Reservas que gere resultado positivo e satisfatório. São necessários 3 primeiros passos:
1. Iniciativa para dar o primeiro passo e saber que está prestes a mexer no vespeiro;
2. Aceitação para lidar com os novos problemas, novas constatações e sobretudo, com a verdade de que o maior responsável pela porcentagem de ocupação do seu hotel é de novo, você;
3. Flexibilidade na hora das decisões, pois a sua verdade já não sustenta a sua necessidade, não mais.
Portanto, organize-se!
Quer mudar? Quer melhorar? Quer aumentar as vendas?
De novo, organize-se! (Ou, invista se você pode contar com a primeira opção também)
Seja através da estratégia mais adequada, mais cara, mais simples ou a única que você consegue fazer por enquanto, faça algo!
Desde Sites completamente gratuitos, perfis em Redes Sociais sem custos, parcerias e convênios com centenas de empresas que estão dispostas a oferecer seu serviços em troca de uma comissão, até profissionais que trabalham com modelos onde só haverá custo quando algum resultado é gerado, você tem um leque interminável de opções para melhorar o seu hotel. #ficaadica
Agora, se você tem acesso às duas opções acima, espero realmente que você esteja lendo este artigo na praia, embaixo do guarda-sol, com o tablet em uma mão e o cocktail em outra.
Bos vendas!