Quem vence? Um Gerente de Receitas ou um Sistema de Preços Dinâmicos?
Os robôs chegaram! 🤖
Eles estão tomando o controle! 🎮
Nenhum posto de trabalho está seguro! 👷🏽♀ 💪🏼️ 👷🏽
Isso é o que escutamos o tempo todo e, obviamente, empresas de Sistema de Preços Dinâmicos querem acreditar de uma vez por todas que a máquina vence o homem. Mas, isso é realmente verdade?
Já está provado que se você quer otimizar a receita e aumentar o faturamento do seu Hotel, você deveria estar usando um Sistema de Preços Dinâmicos. Porém, cuidado! A solução pode não ser tão simples. Este artigo vai te direcionar através de 3 opções possíveis:
- Contrate um Gerente de Receitas a tempo integral (Humano);
- Use um Sistema totalmente automatizado de Preços Dinâmicos (Máquina);
- Combine a capacidade do humano à potência da máquina (Ambos);
Mas, qual a melhor opção para o seu Hotel? Considere estes 4 fatores:
1. Custos 💰
Sabemos que contratar um Gerente de Receitas a tempo integral é uma solução cara. Se o seu Hotel tem uma realidade de faturamento e divisão de lucros alta, um Gerente de Receitas poderia garantir essa fórmula de sucesso. Através de uma análise de dados mais profunda, um especialista pode detectar oportunidades que uma máquina sozinha não o faria. Eles podem fazer ajustes e alterações baseados não apenas nos dados, mas na experiência profissional também.
Esta é uma ótima solução, se você puder pagar por ela. Porém, se o seu negócio estiver do lado mais fraco, na maioria das vezes o resultado extra produzido por um Gerente de Receitas serve apenas para pagar o custo do seu trabalho.
É possível que você não desfrute dos benefícios gerados, pois está gastando para descobrir que voltou à estaca zero, ou seja, obtém melhores resultados, mas o custo disso consome esse próprio resultado gerado. Neste caso, um Sistema de Preços Dinâmicos é uma solução mais lucrativa. Com menos custos, o seu Hotel pode implementar estratégias de um Gerente de Receitas, sem um alto custo. Você estará competindo com os grandes, sem pagar caro por isso.
2. Tamanho ®️
Falando claro, quanto maior for o seu hotel, mais complexas são as suas necessidades. Um hotel com uma grande quantidade de quartos, altas taxas de rotatividade e um público amplo geralmente requer mais atenção ao fator: Preços Dinâmicos.
Em hotéis pequenos a estratégia de preços está quase sempre focada na clientela, nos concorrentes e nos eventos locais. São fatores relativamente simples de rastrear e os resultados mais aparentes.
Grandes hotéis, por outro lado, têm necessidades mais complexas. Dinâmicas internas, como eventos ou convenções e até mesmo uma ampla variedade de tipos e categorias de quartos, bem como um perfil de hóspedes mais variado também. Além de todos os fatores também existentes em um hotel de pequeno porte. Desta forma, devido a maior necessidade de consideração de outros fatores, surge a necessidade da precificação dinâmica e flexível.
Portanto, neste sentido um grande hotel pode beneficiar-se muito com um Gerente de Receitas na equipe, pelo tanto de fatores complexos a serem considerados e controlados. Uma pessoa capaz de tomar decisões rápidas e acertadas em um ambiente de mudanças super rápidas que possa gerar benefícios ao hotel de maneira geral. Por outro lado, pequenos hotéis, com menos fatores a serem controlados e além do mais, menos complexos, não precisam ter um especialista para otimizar e maximizar suas oportunidades de aumento de receita.
3. Segmentação de mercado 💹
Quanto maior a segmentação de mercado com a qual você trabalha no seu hotel, maior deve ser a sua atenção para a precificação. Ao captar uma variedade de público tão grande, você deve ser capaz de oferecer o preço correto para cada segmento em particular. O preço certo para um determinado segmento de mercado pode não ser o melhor para o outro e, portanto, seria necessário o conhecimento de um Gerente de Receitas o tempo todo para poder tomar e aplicar as decisões de preços que geraram os melhores resultados possíveis para o seu hotel.
Vamos supor que o seu hotel trabalha bem com grupos, com clientes em viagens de negócios que reservam de última hora e ao mesmo tempo há um evento (Um show) importante na cidade. O preço dos seus quartos deve estar alinhado com cada segmento de mercado e ao mesmo tempo estar também adequado o seu cliente habitual.
Então, como uma alternativa para um Gerente de Receitas e para diferentes segmentos de mercado com interesses e necessidades similares, o seu faturamento pode ser facilmente gerenciado por um Sistema de Preços Dinâmicos.
4. Tempo 🕓
O tempo é sempre uma das essências na indústria hoteleira e mesmo que você se assegure de que está cobrando o preço certo na hora certa pelos quartos, pode ser que não tenha o tempo necessário para dedicar-se ao processo.
O Gerenciamento de Receita pode ser demorado, ainda mais se você tem uma equipe enxuta onde todos se dividem para realizar todas as tarefas do hotel. É difícil de imaginar ter tempo para o ato de sentar-se e avaliar os preços. Felizmente, um Sistema de Preços Dinâmicos pode fazer todo o trabalho demorado e complexo por você. Desde a avaliação sobre os melhores preços até a atualização automática do seu software de gestão e a atualização das páginas como Booking e Expedia, você pode usar o seu tempo para fazer o que sabe melhor: Hospedagem!
Se você é um Gerente de Receita, há sempre um monte de trabalho para ser feito e sem dúvida um sistema, se usado da maneira correta, pode gerar tanto economia de tempo quanto mais precisão na execução dos seus planos.
Juntando as peças
Não há uma solução genérica para cada hotel. Geralmente, se você tem um hotel grande com processos e necessidades mais complexas é interessante ter um Gerente de Receita fixo. Uma alternativa para pequenos hotéis que querem competir com os grandes é um Sistema de Preços Dinâmicos que beneficiará enormemente para o aumento da receita e em consequência, do lucro. Normalmente, pequenos e médios hotéis que não podem ter um Gerente de Receita na equipe se beneficiam com um aumento de 15% a 20% com o uso de ferramentas de Preço Dinâmico.
Então, qual é a melhor opção? Ambos! Um Sistema de precificação e um Gerente de Receita.
Se você já tem um Gerente de Receita no seu hotel, a melhor maneira de aproveitá-lo ao máximo é com um Sistema para auxiliá-lo. A nossa ferramenta é uma solução barata, eficiente e potente para ajudá-lo a executar a sua estratégia.
É impossível para um ser humano fazer tantos cálculos quanto um computador. Uma máquina pode ajudar com milhares de cálculos por dia. Ao mesmo tempo, a aplicação do conhecimento de um Gerente de Receita é essencial. O nosso sistema é o companheiro ideal para um Gerente de Receita. O nosso sistema é transparente a respeito do porquê precificar de forma A ou B, bem como permite a aplicação da maioria das estratégias. Ele permite que o Gerente de Receita aplique o seu conhecimento de mercado, criando um pequeno time-dos-sonhos entre homem e máquina, capaz de otimizar os resultados de uma máquina agindo sozinha. Em casos onde há um bom Gerente de Receita, RoomPriceGenie tem uma média de aumento e otimização de resultados de 5% a 7%.
O nosso Sistema de Preços Dinâmicos não oferece só integração total com o seu software de gestão, mas também um atendimento pessoal e facilitado para ajudar em todo o vai-e-vem do uso da ferramenta. Mesmo que você não tenha experiência alguma, não é um problema. Vamos te guiar, te dar muitas dicas e truques durante o processo para que o seu hotel tire o melhor e maior proveito possível da ferramenta.
Nós tivemos uma conversa com o Gerente de Receita e Diretor Master do Les Roches Global Hospitality, Scott Dahl, sobre qual o papel que um Sistema de Preços Dinâmicos deveria jogar, quando usado em conjunto com um Gerente de Receita. Assista aos nossos vídeos para ver como esses dois jogadores deveriam interagir.
Se você gostaria de saber mais a respeito do que fazemos aqui na AgeMH e como o nosso sistema poderia ser a solução perfeita para o seu Gerente de Receita, contacte-nos. Agende uma reunião para demonstração com um de nossos especialistas.
RPG: Finalmente, como funciona um Sistema de Preços Dinâmicos juntamente com um Gerente de Receita?
Scott Dahl Eu acredito que um Sistema de Preços Dinâmicos deveria, de certa forma, tornar o trabalho dos Gerentes de Receita mais fácil e rápido, mas jamais substituir a necessidade de tomar decisões aliada ao conhecimento de mercado.
Sei que computadores têm capacidade de fazer muitos cálculos simultaneamente, têm capacidade de coletar muita informação da internet de maneira muito mais rápida que qualquer humano, analisá-las e processá-las.
Então, eu realmente acredito que um verdadeiro Sistema de Preços Dinâmicos, quando há um Gerente de Receita em jogo, deveria proporcionar a este profissional a economia de tempo para que ele dedique a maior parte do seu tempo tomando decisões rápidas e relevantes, de forma que o sistema execute a maior parte das estratégias e o trabalho analítico, mecânico e demorado, os cálculos e a coleta de dados e informações sobre o mercado.
Fique ligado nas últimas tendências sobre Precificação Dinâmica, Marketing Digital e Tecnologias.
Agende uma demonstração gratuita conosco.