Sistema de Automação de Preços Dinâmicos. Aumento de faturamento? Um estudo de caso de 9 Hotéis.
Quando os hoteleiros conversam conosco pela primeira vez, frequentemente eles têm as mesmas perguntas. De alguma forma ou de outra é algo como: “quanto vai aumentar o meu faturamento se eu usar a sua ferramenta de Preços Dinâmicos“?
E a resposta mais justa seria: “Depende!“. Depende de muitos fatores. Entretanto, nós ousamos afirmar que por regra geral o resultado sempre é positivo.
Sempre afirmamos que se você nunca trabalhou com algum sistema ou alguma estratégia de Preços Dinâmicos, usar o nosso sistema fará uma grande diferença; Uma média de 15% de aumento no preço de venda, logo, no faturamento. Geralmente os hotéis costumam ter dificuldade para imaginar. Para um hotel de 20 quartos isso representaria um aumento de cerca de R$50.000,00 por ano.
Mas, e se você for um “Gestor de Receitas” que usa essa ferramenta para fazer números e aplicar estratégias? (O termo global usado para esta especialidade é Revenue Manager). Nesse caso, consideraríamos um aumento de 7% na receita do seu Hotel. E isso é porque mesmo que você já esteja fazendo um excelente trabalho, nossos algoritmos são capazes de fazer muito mais cálculos em menos tempo do que você seria capaz. Além do mais, usamos a expertise dos Gestores de Receita dos concorrentes para ajudar o seu Hotel.
Esses resultados que afirmamos por ‘regra geral’ têm origem nas experiências diretas com nossos clientes, pois não desenvolvemos um estudo sistemático e específico anteriormente. Como especialistas em números, sabemos que feelings e achismos são ótimos, mas dados são melhores. Desta forma, decidimos fazer um estudo de 9 Hotéis que usam sistemas de controle padronizados e nos permitiram acesso aos seus números.
E sabe o que descobrimos? Que os nossos resultados foram ainda superiores em relação à regra geral.
- Caso de estudo com 9 hotéis, de 4 a 55 quartos.
- Aumento médio de 22% de receita, comparado ao mesmo período do ano passado (e com aumento da Tarifa média).
- Aumento médio de U$309 de receita por quarto, por mês. Isso representa U$5,875 por Hotel, por mês.
- Nós cobramos algo em torno de apenas U$7.00 por quarto, por mês.
Então, quais são os detalhes do estudo?
Conduzimos um estudo de 9 Hotéis usando o nosso sistema durante 5 meses em média para ver a diferença que o uso de um Sistema de Preços Dinâmicos pode fazer. E se podemos dizer nós mesmos, foi muito bom.
- Usando 9 hotéis nós percebemos um aumento de receita de 22% e um aumento na tarifa média de 4%. Além do mais, esses hotéis já tinham uma ótima performance. Portanto, se aplicamos a regra à média geral de performance de outras propriedades, o aumento chega facilmente a cerca de 15%.
- Após pagar apenas U$7.00 por quarto para usar o nosso sistema, o aumento médio por quarto, por mês, foram imensos U$309.00. É exatamente isso, eles aumentaram em 50 vezes o valor pago pela ferramenta.
- 8 dos 9 Hotéis obtiveram um aumento de receita em relação ao ano passado. O único hotel que não obteve, nos explicou que estava “extremamente feliz”, pois apesar de não ter tido um aumento significativo, a ferramenta o ajudou a tomar decisões muito difíceis sobre as condições do mercado.
- E não foi apenas vendendo a preços melhores para aumentar o faturamento. A tarifa média teve um aumento de 4% em 8 dos 9 casos.
- Nos 2 hotéis onde já haviam pessoas responsáveis pela Gestão dos Preços Dinâmicos, a média do aumento do faturamento alcançou 10%.
Como a ferramenta aumenta a Ocupação e a Tarifa Média? Basicamente o que a ferramenta faz é aumentar o preço nas datas que você estaria com a ocupação alta de todas as formas, resultando no aumento da Tarifa Média. E quando a sua ocupação não é das melhores ele reduz o preço de forma que a sua Taxa de Ocupação aumente. O aumento da Tarifa Média nos períodos de ocupação alta é maior do que a diminuição da Tarifa Média nos períodos de baixa ocupação.
A próxima pergunta deveria ser: No que esses hotéis são parecidos com o Meu?
Amostra Demográfica
Não adianta mostrar que o nosso sistema funciona com apenas um tipo de hotel. É por isso que escolhemos uma ampla variedade de hotéis para participar do estudo. Nós dividimos a nossa amostra demográfica nas seguintes categorias, para ajudar a entender o quanto variável o sistema de precificação dinâmica pode ser:
- Tipo do Hotel
- Tamanho do Hotel
- Localização geográfica
- Gestor de receitas (Sim/Não)
Nosso objetivo é mostrar para você que um Sistema de Preços Dinâmicos pode beneficiar uma variada gama de hotéis e não está limitado a um pequeno nicho. Então, vamos dar uma olhada mais clínica.
- Tipo do Hotel
Nesse grupo de 9 hotéis, 4 são de Turismo Rural, 3 são de Turismo Corporativos (no centro da cidade), 2 são hotéis à Beira-mar e 1 é Hotel de Aeroporto. Cada um dos hotéis tem um segmento diferente de mercado. E alguns deles podem ainda lidar com segmentos de mercado variados. Cada com a sua característica própria de necessidades e demandas de tarifas. Ao observar uma ampla base de aumento no faturamento de diferentes tipos de hotéis, verificamos que a abordagem a nossa ferramenta de precificação dinâmica pode ser tão flexível e adaptável quanto você precisa.
- Tamanho do Hotel
Muito embora o número médio de quartos por hotel neste estudo foi de 19, o menor hotel participante tinha apenas 4 quartos, enquanto o maior tinha 55 quartos. Com esses números, fomos capazes de ajudar a demografia daqueles hotéis que foram deixados para trás ao longo do avanço da tecnologia nos Sistemas de Preços Dinâmicos. Estes hotéis são aqueles que geralmente não dispõe de orçamento para sistemas complicados e caros usados pelas grandes redes. Ou talvez não tenham o conhecimento necessário para a aplicação de sistemas complexos.
Esses pequenos e médios hotéis estavam perdendo mercado enquanto as grandes cadeias e redes hoteleiras usavam os sistemas mais caros e sofisticados.
Para desenhar o Sistema de Preços Dinâmicos, tivemos em mente esse detalhe específico; fornecer um serviço personalizado para pequenos e médios hotéis que pode ser atualizado automaticamente em todos os canais de venda. Foi desenhado para funcionar sem a necessidade de uma grande quantidade de dados internos e usa diferentes fatores e critérios do seu destino para ajudar a otimizar os seus preços e aumentar o seu faturamento. Desta forma, o tamanho dos hotéis envolvidos neste estudo nos mostra fortes evidências de que usando um Sistema de Preços Dinâmicos correto o seu Hotel pode competir de igual para igual com aqueles que usam sistemas mais complexos de Preços Dinâmicos.
- Localização geográfica
Não assumimos que todos os mercados são iguais e muito menos queremos testar o nosso sistema em apenas um destino, um mercado. Dos 9 hotéis que participaram do estudo, 5 estão localizados em diferentes localizações do Reino Unido e os outros 4 estão localizados em diferentes países da Europa. Cada destino turístico e cada hotel é particular e com diferentes características. Garantindo uma ampla diversidade de localizações no estudo, fomos capazes de mostrar que um sistema de Preços Dinâmicos é aplicável em diferentes mercados. Você não precisa ter nenhum critério específico, desde que você tenha quartos para vender e eles precisem de um preço. Assim o seu hotel seria beneficiado por um Sistema de Preços Dinâmicos.
- Gestor de Receitas (A profissão do Revenue Manager)
Investir em um Sistema de Preços Dinâmicos não substitui a necessidade de um Gestor de Receitas. Essa ferramenta é o companheiro perfeito para um Gerente de Receitas, sendo ambos relativamente acessíveis e proporcionando uma enorme economia de tempo. Traduzindo a números, o aumento do faturamento compensa muitas vezes o custo da ferramenta.
A ideia é simples: Uma máquina é capaz de fazer muito mais, em muito menos tempo, do que um ser humano. Isto não quer dizer que um ser humano seja desnecessário, longe disso. Porém, munido de uma máquina com inteligência artificial e aprendizado (Machine learning) um Gerente de Receitas é capaz de tomar decisões muito mais precisas e rentáveis para o seu hotel.
Neste estudo, 2 dos 9 hotéis já tinham um Gerente de Receitas como parte da equipe. Eles já estavam praticando preços dinâmicos, porém detectaram o nosso sistema como uma importante ferramenta para economia de tempo e melhor precificação. Estes hotéis obtiveram um aumento médio de receita de 10%.
É complicado argumentar que uma ferramenta que proporciona tamanho aumento de faturamento e economia de tempo não seja de grande ajuda a um Gerente de Receita.
Dê uma lida no artigo (Gerente de Receitas versus Sistema de Preços Dinâmicos) para saber um pouco mais sobre como um sistema de precificação dinâmica e um Gerente de Receitas podem ser a solução perfeita para o seu hotel.
Conclusão
Está claro que há uma solução para cada tipo de problema, quando se trata de sistemas de gerenciamento de receita. Não perca a oportunidade de fazer uma diferença muito relevante com tão pouco esforço e, se você ainda está um pouco confuso, pode dar uma olhada neste outro artigo com mais base de informações (Sistema de Preços Dinâmicos para iniciantes).
E quanto você vai faturar a mais? A resposta ainda é outra vez “Depende!“. Obviamente não podemos garantir que o seu resultado será o mesmo dos hotéis deste estudo, mas o que podemos afirmar é que com essa ferramenta você estará apto a ser muito mais competitivo do que os seus concorrentes.
Se você tem dúvidas ou perguntas e gostaria de conhecer o nosso sistema, agende uma Demonstração conosco.
Agende uma demonstração gratuita conosco.